Dkw Vemag Vemaguet 1967
Ăguas Claras, Distrito Federal
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CaracterĂsticas do veĂculo
Marca | DKW |
---|---|
Modelo | Vemaguet S |
Ano | 1967 |
Cor | Vermelho |
Portas | 2 |
Motor | 1.000 |
Tipo de combustĂvel | Gasolina |
QuilĂŽmetros | 99.000 km |
TransmissĂŁo | Manual |
VersĂŁo | S |
Direção: Mecùnica
Descrição
*As caracterĂsticas tĂ©cnicas* sĂŁo aproximadamente as mesmas para todos os modelos da Vemaguet (incluindo a Caiçara e a Pracinha), com diferenças basicamente quanto ao motor e quanto Ă instalação e equipamentos elĂ©tricos. As caracterĂsticas sĂŁo idĂȘnticas, com exceção de dimensĂ”es e pesos e de desempenho, Ă s caracterĂsticas do Belcar.
Motor de uma Vemaguet 1001. Ao fundo, Ă esquerda, aparece a bateria, e ao centro o radiador. Ă direita do centro podem ser vistas as trĂȘs bobinas, uma por cilindro. TambĂ©m aparecem a mangueira superior do sistema de refrigeração e o filtro de ar.
Motor e transmissĂŁo
Os modelos de 1000cc tinham motor DKW-Vemag com ciclo de dois tempos, resfriado a ĂĄgua por termo-sifĂŁo (sem bomba de ĂĄgua), trĂȘs cilindros em linha com 74mm de diĂąmetro e 76mm de curso, volume de 981 cmÂł, taxa de compressĂŁo de 7,1:1 a 7,3:1, potĂȘncia de 50CV SAE a 4500rpm, torque de 8,5 kg.m a 2250rpm, com sistema Lubrimat para lubrificação automĂĄtica.[2]
Umas das caracterĂsticas desse motor Ă© possuir apenas 7 peças mĂłveis, sendo elas 3 pistĂ”es, 3 bielas e 1 virabrequim e nĂŁo utilizar bomba d'ĂĄgua (utiliza sifĂŁo).
O carburador descendente Ă© o Brosol 40 CIB, com gicleur principal 132,5, gicleur de combustĂvel de marcha lenta g-50, corretor de ar da marcha lenta 1,7, corretor de ar principal 110, gicleur de combustĂvel do afogador 160, corretor de ar do afogador 3,5, venturi 32, emulsionador 46, agulha da bĂłia 1,5 e parafuso de ajuste da mistura da marcha aberto 3 a 4 meias voltas.
Caixa de cùmbio com 4 marchas a frente, todas sincronizadas, uma a ré com roda livre desligåvel por cabo abaixo do painel. Embreagem tipo monodisco a seco, com embreagem semiautomåtica Saxomat opcional. Folga da embreagem na borboleta de ajuste de aproximadamente 4 mm, não aplicåvel para a embreagem semiautomåtica Saxomat.
Chassis
Chassis construĂdo em tubos com perfil retangular.
Suspensão dianteira com mola transversal com fitas de polietileno, acima, e braços de suspensão triangulares, abaixo; suspensão traseira em eixo flutuante da Auto Union. Molas transversais com fitas de polietileno em conjunto com dois amortecedores telescópicos em ação dupla, uma na dianteira e outra na traseira.
Direção tipo pinhão e cremalheira, com barra em duas partes; relação da direção 19,2:1; diùmetro de viragem 11,5m.
Rodas 4œJ x 15; pneus 560 x 15 com quatro lonas, com ombro de segurança; pressĂ”es dos pneus dianteiros 19 a 21 psi, pressĂ”es dos pneus traseiros 19 a 24 psi.
DistĂąncia entre eixos 2,45 m; bitola dianteira 1,29 m; bitola traseira, 1,35 m.
ConvergĂȘncia (carregado) 0 a 2mm.
Freio hidrĂĄulico, efetivo nas quatro rodas, sendo Duplex nas rodas dianteiras e Simplex nas rodas traseiras. Freio de estacionamento mecĂąnico, efetivo nas rodas traseiras. DiĂąmetros dos tambores de freio dianteiros e traseiros 230mm; largura das lonas de freio dianteiros e traseiros 50mm; superfĂcie ativa do freio 715 cmÂČ; superfĂcie ativa do freio de estacionamento 339 cmÂČ.
Lubrificantes
Ăleo SAE 20, API Serviço MS-DG, para o motor; Ăłleo SAE 40 ou 30, para o purificador de ar; Ăłleo SAE 90 mineral puro, para a caixa de cĂąmbio; graxa fluida para engrenagens, para a direção; graxa lubrificante multi uso, para o chassis, na articulação de tração e os rolamentos; graxa Bosch FT 1-V 4 ou outra graxa resistente ao calor, para o eixo excĂȘntrico dos platinados.
Instalação e equipamentos elétricos
Bateria de 12V, 35Ah; alternador de 12V, 30/35A; motor de partida de 12V, 0,4CV; ignição Auto Union por bateria, ordem de ignição 1-2-3, avanço de ignição automĂĄtico por contrapeso centrĂfugo, dependente das rotaçÔes do motor; folga dos platinados, 0,4mm; velas (1) Bosch M-145 T1 ou M-175 T1, (2) Beru 175, (3) Champion K11 ou KI13, ou (4) NGK A7; potĂȘncia dos farĂłis, baixos 80W, altos 180W.[2]
DimensÔes e pesos
Comprimento, 4,248m;
Largura, 1,645m;
Altura, 1,495m;
Altura livre do solo, 20,7 cm.
Peso, vazio, 975 kg;
Carga Ăștil, 480 kg.
Peso total admissĂvel no eixo dianteiro, 605 kg;
Peso total admissĂvel no eixo traseiro, 850 kg;
Peso total geral admissĂvel, 1455 kg.
O tanque de combustĂvel tem capacidade para aproximadamente 45 litros, incluindo cerca de 8 litros para reserva. O reservatĂłrio do Lubrimat tem capacidade para aproximadamente 3,5 litros. A caixa de cĂąmbio tem capacidade para 2,5 litros, sendo 2,25 litros no reabastecimento. O sistema de arrefecimento tem capacidade para cerca de 8 litros de ĂĄgua.
Desempenho
Velocidade mĂĄxima estimada: 120 a 125 km/h.
Consumo de combustĂvel mĂ©dio estimado: 8,6 km/l.
Uma curiosidade muito grande, é que simplesmente rebaixando o cabeçote do motor, o carro pode rodar a mais de 130 km/h.