1965 | 40.000 km · Anunciado há 8 meses

Belcar Rio Dkw 1965

47500 reais
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Informações sobre o vendedor

Leonardo

Particular

    Tempo vendendo no Mercado Livre

    13 anos

    Horário de atendimento

    8 as 18hs

    Localização do veículo

    Lago Sul - Brasília - Distrito Federal

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Características principais

MarcaDKW Vemag
ModeloBelcar Rio
Ano1965
CorPreto
Portas4
Motor900
Tipo de combustívelGasolina
Quilômetros40000 km
TransmissãoManual
Versão900cc

Direção: Mecânica

Descrição

Características técnicas

DKW-Vemag Belcar.
As características apresentadas correspondem ao Belcar 67,[2] aproximadamente as mesmas para todas as unidades equipadas com o motor de 1000cc. Os modelos até 1966 tinham instalação e equipamentos elétricos em 6V. As características são idênticas, com exceção de dimensões e pesos e de desempenho, às características da Vemaguet. As informações de desempenho foram obtidas principalmente com os testes realizados pela Revista Quatro Rodas.[3][4][5][6]

Motor e transmissão
DKW-Vemag com ciclo de dois tempos, resfriado a água por termo-sifão (sem bomba de água), três cilindros em linha com 74mm de diâmetro e 76mm de curso, volume de 981 cm³ (1000cc), taxa de compressão de 7,1:1 a 7,3:1, potência de 50CV SAE a 4500rpm, torque de 8,5 kg.m a 2250rpm, com sistema Lubrimat para lubrificação automática.

Carburador descendente Brosol 40 CIB, com gicleur principal 132,5, gicleur de combustível de marcha lenta g-50, corretor de ar da marcha lenta 1,7, corretor de ar principal 110, gicleur de combustível do afogador 160, corretor de ar do afogador 3,5, venturi 32, emulsionador 46, agulha da bóia 1,5 e parafuso de ajuste da mistura da marcha aberto 3 a 4 meias voltas.

Umas das características desse motor, é possuir 7 peças móveis, sendo elas, 3 pistões, 3 bielas e 1 virabrequim e não possuir bomba d'água (utiliza sifão).

Caixa de câmbio com 4 marchas a frente, todas sincronizadas, uma a ré com roda livre desligável por cabo abaixo do painel.

Embreagem tipo monodisco a seco, com opcional de embreagem semi-automática Saxomat. Folga da embreagem na borboleta de ajuste de aproximadamente 4 mm, não aplicável para a embreagem semi-automática Saxomat.

O Belcar S e Vemaguet S (Última série de 1967) usavam o mesmo motor fornecido para o Fissore: ciclo de dois tempos, resfriado a água por termo-sifão (sem bomba de água), três cilindros em linha com 74mm de diâmetro e 76mm de curso, volume de 981 cm³ (1000cc), taxa de compressão de 8:1, potência (declarada) de 60CV SAE a 4500rpm, torque de 9 kg.m a 2500rpm, com sistema Lubrimat para lubrificação automática. Apesar da controvérsia sobre a real potência (e até sobre a real existência) do "motor S", O Belcar S testado pela Revista Quatro Rodas apresentou desempenho nitidamente superior ao normal.

Chassis
Chassis construído em tubos de perfil retangular.

Suspensão dianteira com mola transversal com fitas de polietileno, acima, e braços de suspensão triangulares, abaixo;

Suspensão traseira em eixo flutuante da Auto Union.

Molas transversais com fitas de polietileno em conjunto com dois amortecedores telescópicos em ação dupla, uma na dianteira e outra na traseira.

Direção tipo pinhão e cremalheira, com barra em duas partes;

Relação da direção 19,2:1;

Diâmetro de viragem 11,5m.

Rodas 4½J x 15;

Pneus 560 x 15 com quatro lonas, com ombro de segurança, com pressões nos dianteiros: 19 a 21 psi, e traseiros: 19 a 24 psi.

Distância entre eixos: 2,45 m;

Bitola dianteira: 1,29 m;

Bitola traseira: 1,35 m.

Convergência (carregado): 0 a 2mm.

Freio hidráulico, efetivo nas quatro rodas, sendo Duplex nas rodas dianteiras e Simplex nas rodas traseiras. Freio de estacionamento sendo mecânico, efetivo nas rodas traseiras.

Diâmetros dos tambores de freio dianteiros e traseiros: 230mm;

Largura das lonas de freio dianteiros e traseiros: 50mm;

Superfície ativa do freio: 715 cm²;

Superfície ativa do freio de estacionamento: 339 cm².

Lubrificantes
Óleo SAE 20, API Serviço MS-DG, para o motor; óleo SAE 40 ou 30, para o purificador de ar; óleo SAE 90 mineral puro, para a caixa de câmbio; graxa fluida para engrenagens, para a direção; graxa lubrificante multi uso, para o chassis, a articulação de tração e os rolamentos; graxa Bosch FT 1-V 4 ou outra graxa resistente ao calor, para o eixo excêntrico dos platinados.

Instalação e equipamentos elétricos
Bateria de 12V, 35Ah;
Alternador de 12V, 30/35A;
Motor de partida de 12V, 0,4CV;
Ignição Auto Union por bateria, ordem de ignição 1-2-3, avanço de ignição automático por contrapeso centrífugo, dependente das rotações do motor;
Folga dos platinados, 0,4mm;
Velas (1) Bosch M-145 T1 ou M-175 T1, (2) Beru 175, (3) Champion K11 ou KI13, ou (4) NGK A7;
Potência dos faróis, baixos 80W, altos 180W.
Dimensões e pesos
Comprimento: 4,402m;

Largura: 1,695m;

Altura: 1,488m;

Altura livre do solo: 20,7 cm.

Peso vazio: 940 kg;

Carga útil: 410 kg.

Peso total admissível no eixo dianteiro: 620 kg;

Peso total admissível no eixo traseiro: 730 kg;

Peso total geral admissível: 1350 kg.

O tanque de combustível tem capacidade para aproximadamente 45 litros, incluindo cerca de 8 litros para reserva. O reservatório do Lubrimat tem capacidade para aproximadamente 3,5 litros. A caixa de câmbio tem capacidade para 2,5 litros, sendo 2,25 litros no reabastecimento. O sistema de arrefecimento tem capacidade para cerca de 8 litros de água.

Desempenho
Belcar até 1a Série de 1967 (Motor 1000):

Velocidade máxima estimada: 120 a 125 km/h.

Aceleração de 0 a 80 km/h em 17,1s;

Aceleração de 0 a 100 km/h em 31,3s.

Belcar S (Última série de 1967 com motor 1000S de 60 HP):

Velocidade Máxima 128 km/h (melhor passagem a 133 km/h) Aceleraçao de 0 a 100 km/h em 25,5s.

Consumo
Consumo de combustível na cidade, média de 6,7 km/l;

Consumo na estrada, média de 8,5 km/l;

Consumo de 11,9 km/l a velocidade constante de 40 km/h em terceira marcha e de 12,9 km/l em quarta marcha;

Consumo de 13,3 km/l a velocidade constante de 60 km/h;

Consumo de 11,8 km/l a velocidade constante de 80 km/h;

Consumo de 9,5 km/l a velocidade constante de 100 km/h;

Consumo de 8,5 km/l a velocidade constante de 120 km/h.

Uma curiosidade muito grande, é que simplesmente rebaixando o cabeçote, o motor pode andar a mais de 130 km/h.

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