Ficha técnica

MarcaVolkswagen
ModeloBrasilia
Ano1974
CorAzul
Portas2
Tipo de combustívelGasolina
Quilômetros97057 km
TransmissãoManual
Versão1600

Itens do veículo

  • Direção: Mecânica

Descrição

Volkswagen Brasília 1974/1974 na cor Azul Safira. Veículo em excelente estado de conservação, com placas pretas de colecionador, lanternas originas VW, faróis Hella, piscas VW, rodas originais datadas de 10/1973 comprovando a originalidade, calhas de chuva originais VW, assim como escapamento original. tampa de fusíveis VW importada da Alemanha. Esta unidade também possui ar quente, e até mesmo chave de vela original Volkswagen.

Motor traseiro, 4 cilindros horizontais opostos, 1.584 cm3, refrigerado a ar, potência de 60 cv a 4.600 RPM e torque de 12 kgfm a 3.200 RPM.

A Brasilia começou a nascer no outono de 1970, quando Rudolf Leiding, presidente da VW brasileira, irrompeu no departamento de estilo da fábrica em direção à mesa de Marcio Piancastrelli, chefe de design. Havia tempo que a fábrica, acostumada com a liderança absoluta no mercado brasileiro, não acertava a mão em seus lançamentos mais recentes. Com exceção da perua Variant, o TL, o 1600 quatro portas e o Karmann-Ghia TC não receberam a aclamação popular. Como se isso não bastasse, o pior ainda estava por vir, na forma de um compacto fabricado pela GM. A missão daquele que viria a ser o Chevette, lançado em 1973, era transformar o Fusca em peça de museu.
Leiding foi objetivo. Pediu a Piancastrelli um carro que fosse pequeno por fora, grande por dentro e tivesse uma grande área envidraçada. E, para não deixar dúvidas, depois de rabiscar a lápis a inconfundível silhueta de um Fusca, delineou com uma caneta vermelha uma outra figura sobre a do Sedan. O desenho mostrava um carro de linhas retas, com um teto que terminava com um corte brusco na traseira "Praticamente um furgão", diz Piancastrelli.
Em três meses ficou pronto um modelo na escala 1:1. De início, a plataforma cogitada foi a do Fusca, mas foi deixada de lado por ser estreita demais.
A base passou então a ser o chassi do Karmann Ghia. Finalmente, foi adotada uma solução intermediária e o projeto seguiu em ritmo acelerado. O objetivo era aprontar o carro a tempo de dividir as atenções que estariam voltadas para o compacto da GM.

Três anos depois, Leiding, já como chefão da VW mundial, veio ao Brasil para o lançamento da cria. E viu seus pleitos plenamente atendidos. A perua era pequena por fora (com 4 metros, era 17 centímetros menor que o Fusca) e grande por dentro (o espaço interno era um latifúndio se comparado ao do Sedan). E a claridade garantida pelos grandes vidros, somada ao "pé-direito" proporcionado pela capota reta, aumentava a sensação de espaço de quem ia atrás.
O uso de novos materiais no acabamento ajudou a distanciar ainda mais a Brasilia de seu irmão mais velho. O tecido dos bancos, com desenho moderno, e o forro do teto, com pequenos losangos, eram detalhes que enriqueciam o interior. O painel, por outro lado, teve inspiração no antigo Fissore, projetado pela DKW em meados dos anos 60, marca absorvida pela VW em 1966.

O motor, traseiro, era o 1600 refrigerado a ar e desenvolvia 60 cavalos. A dupla carburação só veio no ano seguinte, como opcional, e fornecia rendimento melhor com menor consumo. Somente em 1976 o equipamento se tornou item de série. Com isso, o motor ganhava 5 cavalos a mais em relação ao pioneiro. Ainda assim, a Brasilia não seria uma referência de desempenho e consumo. Num teste comparativo com o Chevette Hatch publicado na edição de março de 1980, QUATRO RODAS registrou a vitória do compacto da GM nesses quesitos. A perua levou mais de 23 segundos para ir de 0 a 100 km/h, contra 19,7 segundos. Na máxima, ficou nos 129 km/h, enquanto o hatch "voava" a mais de 138 km/h. | Publicado por Autogestor [846141]

1974 | 97.057 km · Anunciado há 34 dias

Volkswagen Brasilia 1600

R$38.000
Reservar
  • Você ganha 166 Mercado Pontos com a sua reserva.

Informações da loja

Pastorecc

Empresa

Verificou sua conta apresentando documentação.

    Tempo vendendo no Mercado Livre

    8 anos

    Localização do veículo

    Bento Gonçalves - Rio Grande do Sul

Reputação

    Este vendedor ainda não tem vendas suficientes para ter a reputação calculada

    Pague com o Mercado Pago que o seu dinheiro estará 100% protegido.

    Ver mais dados deste vendedor

    Reserve on-line

    Pague R$ 500 para reservar o veículo

    Você pode pagar antes ou depois de vê-lo.

    Combine o restante com o vendedor

    Coordene as condições do pagamento restante e a data de entrega do veículo.

    Sua reserva está protegida com o Mercado Pago. Caso se arrependa ou tenha algum problema, devolvemos seu dinheiro.

    • Você ganha 166 Mercado Pontos com a sua reserva.

    Dicas de segurança

    • Do Mercado Livre, nunca te pediremos senhas, PIN ou códigos de verificação pelo WhatsApp, telefone, SMS ou e-mail.

    • Reserve o veículo somente pelo Mercado Livre. Não combine transferências de dinheiro anônimas nem receba boletos de pagamento do vendedor.

    • Não pague sem verificar pessoalmente a documentação e o estado do veículo.

    • Verifique se há pendências de multas ou impostos do carro.

    • Desconfie caso te passem a conta de um banco desconhecido para fazer a transferência.

    • O preço pode incluir custos adicionais como emplacamento, transferência do documento, IPVA e outras despesas governamentais. Confirme o valor final com o vendedor do veículo.

    Ver mais dicas de segurança

    Anúncio #1774411814

    Denunciar