Ficha técnica

  • Ano 2011
  • Quilômetros 65.000 km
  • Tipo Sedã
  • Motor 2.0
  • Potência 143 hp
  • Transmissão Automática
  • Tipo de combustível Gasolina e álcool
  • Portas 4
  • Quantidade de pessoas : 5
  • Altura : 1497 mm
  • Comprimento : 4481 mm
  • Largura : 1840 mm
  • Distância entre eixos : 2640 mm
  • Tanque de combustível : 55 L
  • Válvulas por cilindro : 4
  • Direção : Assistida
  • Controle de tração : Dianteira
  • Número de velocidades : 4
  • Airbag para motorista e passageiro
  • Alarme
  • Faróis anti-nevoeiro
  • Freios ABS
  • Ar-condicionado
  • Banco motorista com regulagem de altura
  • Banco traseiro retrátil
  • Computador de bordo
  • Vidros elétricos
  • Controle elétrico para os retrovisores
  • Pára-choques na cor do veículo
  • AM/FM
  • Controle remoto para rádio no volante
  • Adaptador para MP3 portátil (i-pod)
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Descrição

FORD FOCUS SEDAN 2.0 FC AUTOMÁTICO 4P 2 DONO REVISADO IMPECÁVEL, 2011



Carro em ótimo estado de conservação! Acabou de fazer polimento



Possui manual e chave reserva! Primeiras revisões em Concessionária, as demais em oficina especializada de confiança!! Interior impecável estado de zero km!



Opcionais

Airbag, Alarme, Ar condicionado, Ar quente, Banco com regulagem de altura, CD e MP3 Player, CD Player, Computador de bordo, Desembaçador traseiro, Direção hidráulica, Encosto de cabeça traseiro, Freio ABS, Rádio, Rádio e toca cds, Retrovisores elétricos, Rodas de liga leve, Sensor de estacionamento, Travas elétricas, Vidros elétricos, Volante com regulagem de altura.


"MATÉRIA DE REVISTA ESPECIALIZADA 2011"


Em setembro/10 buscava um sedan médio para minha mãe, que pudesse ocupar a vaga deixada pelo Polo Sedan 2007 que a habitava anteriormente. Foram alguns meses de busca e alguns candidatos. O objetivo era gastar no máximo 60 mil reais.



Começamos a procura por uma concessionária Fiat, em busca de maiores detalhes do Linea, que havia sido muito bem recomendado por um parente próximo. O Fiat havia acabado de receber o novo motor 1.8 16v Etorq e, o modelo escolhido era o HLX (não mais comercializado hoje) com câmbio Dualogic e alguns pacotes opcionais, que não recordo exatamente os nomes. Entretanto, o preço final era de salgados 64,8 mil reais, considerando a pintura metálica.



Na Chevrolet, o escolhido seria um Vectra Elegance com câmbio manual na cor prata. Achei o carro bastante espaçoso e com bom acabamento. Já trazia AC digital, e rádio com USB/SD e comandos no volante – itens que foram cotados como opcionais no Linea. O preço final era de 63 mil reais. E já havia fortes rumores da vinda do Cruze, sedan que substituiria o Vectra. Penso que até poderia ser uma ótima compra, se fosse oferecido bons descontos por ele. O que não estava acontecendo.



É importante salientar que tanto o Nissan Sentra quanto o Kia Cerato estavam nas listas de opções e tinham versões muito interessantes nos preços em que estávamos dispostos a pagar. Entretanto, por não haver concessionárias num raio de 90km da nossa residência, foram descartados pois poderiam trazer gastos extras na hora das manutenções programadas pela garantia e/ou necessidade de reparos emergenciais. Provavelmente por esta razão, estes dois carros são bem difíceis de serem vistos pelas ruas de minha cidade.



Honda Civic e Toyota Corola também foram descartados por terem preços acima do que estávamos buscando na época. Eis que, em visita a autorizada da Ford, achamos o carro que seria o sucessor do nosso finado VW Polo Sedan.




O escolhido foi um controverso Ford Focus Sedan GLX 2.0 Flex na cor Prata Madrid. Há quem diga que o design da traseira esteja muito aquém do que a dianteira prometia. Porém, é questão de gosto. Foi unanimidade na escolha, pelo preço de 61 mil reais.



A negociação foi tranquila e, da parte da concessionária, “ganhamos” o emplacamento, IPVA do resto do ano, sensor de estacionamento e insulfilm. Tratando do carro em si, já são 2 anos e meio e 30 mil km de muitas alegrias e algumas tristezas. Vamos aos fatos.



ACABAMENTO: O carro traz acabamento correto e bem montado. Apresenta material emborrachado preto em toda parte superior do painel, de toque e textura agradável. A parte inferior é num tom cinza, porém de plástico rígido. Mesmo assim, os arremates são corretos e não há presença de rebarbas. O grande revés do acabamento são os painéis das portas, que, apesar de combinarem tanto em cor quanto em textura com o resto do painel, são de materiais muito mais frágeis e fáceis de riscar. A maçaneta interna é de um plástico rígido preto, digno de carro popular (até meu Sandero tem a maçaneta mais elaborada que a do Focus). Os bancos tem visual aprimorado, porém com tecido bastante áspero nesta versão, mas com espuma de densidade correta e bem confortável.



ERGONOMIA: Os comandos estão todos bem localizados e sempre a mão do motorista. As regulagens de altura e profundidade do volante, somadas as regulagens do banco do motorista, torna fácil a missão de encontrar uma boa posição para dirigir.




ESPAÇO INTERNO: O entre-eixos de 2,64m é traduzido em um espaço interno suficientemente confortável para 4 pessoas. O 5 passageiro, devido ao elevado túnel central, tem o conforto prejudicado. A observação negativa é que pessoas mais altas podem ficar com a cabeça raspando no teto, na parte de trás.



SEGURANÇA: O Focus traz de série o que daqui a alguns meses será obrigatório em todos os carros novos. Estão presentes o airbag duplo, freios ABS+EBD+CBC (CBC = Cornering brake control – funciona em conjunto com o ABS e oferece um auxílio para frenagens de emergência em curvas) e cintos de segurança de 3 pontos e apoios de cabeça para os 5 ocupantes.



MECÂNICA: Eis aqui um quesito onde há muito a ser dito. Os números do Duratec HE 2.0 16v são muito animadores. Chegam a 148cv e 19kgf.m com etanol no tanque. Entretanto, é preciso deixar claro que este carro sofre com transtorno bipolar. Apesar dos números favoráveis, tanto torque quanto potência máxima são obtidos em regime elevado de rotação, na casa dos 5500-6000 rpm.



E, talvez pela falta de um comando de válvulas com variação de fase, o desempenho em baixas rotações é pífio. Até as 2000 rpm o carro se arrasta. Para saídas mais rápidas, faz-se necessárias grande pressões no acelerador. Entre 2000 e 3000 rpm, as respostas melhoram substancialmente e as retomadas são boas. Entretanto, é só a partir dos 4000 rpm que o carro se transforma. Entre 4000 e 6200 rpm as respostas e retomadas são excelentes.




Para ajudar (ou não) no comportamento diferenciado do carro, o câmbio manual, que tem engates macios e precisos, apresenta um escalonamento diferente do usual aqui no Brasil. O Focus 2.0 traz um câmbio do tipo 4+E, ou seja, são 4 marchas normais e a 5ª marcha tem a função overdrive (ou economia). Em 5ª marcha e 100km/h, o motor trabalha na casa das 2800 rpm. A 120km/h, chega a 3200 rpm.
Contudo, não acho que o desempenho seja ruim, sequer na cidade.



A diferença é que faz-se necessário trabalhar bem o câmbio para ter um desempenho satisfatório. Apenas como uma comparação pessoal que já fiz, eu uso menos o câmbio no meu Sandero 1.0 (devido as relações bem curtas) do que no Focus. Talvez este seja o motivo de muita gente dizer que o Focus tenha um desempenho inferior ao esperado.



O conjunto de suspensão McPherson na dianteira e Multilink na traseira conseguem um ótimo compromisso entre conforto e estabilidade. O carro, aliado aos pneus de 16” 205/55 parece andar sobre trilhos, mesmo em situações mais adversas.




CONSUMO: Nos primeiros meses com o carro, o consumo era apavorante. Não havia entendimento entre motorista/carro (quer fosse eu, ou minha mãe, a dona do carro, de fato) e a conta do desentendimento era paga a cada abastecimento. Após alguns meses e experimentações, consegui melhorar expressivamente o consumo tanto na cidade quanto na estrada.



É possível fazer hoje, médias entre 8,5 e 10km/l na cidade e entre 13 e 14 km/l na estrada – houve apenas um tanque em que consegui a média de 15,6km/l em percurso rodoviário, que nunca mais consegui atingir, portanto, considero como um ponto fora da curva. Sejam os números que forem, também não são dignos de um prêmio de economia. Entretanto, analisando todas características do carro, do combustível e do conforto que ele oferece, considero que seja um número bem aceitável.





CONCLUSÃO: Com relação ao Focus, felizmente já pude notar que muita coisa já melhorou (mesmo na atual geração). Tive a oportunidade de dirigir por cerca de 1000km um Focus Hatch, também 2.0, porém modelo 2013 e notei que alguns avanços foram feitos, apesar de, por exemplo, a mesma maçaneta interna simples e o mesmo acabamento da porta ainda estarem lá.



No que diz respeito à interatividade, desde o Focus mais básico, hoje, o MyConnection, que traz comandos de som atrás do volante, entradas USB/AUX/BLUETOOTH e comandos por voz está presente como item de série. Assim como sensores crepuscular e de chuva e retrovisor interno eletrocrômico.




Excelente oportunidade para que procura um Sedan , Revisado, Seguro, Confortável, sendo uma das marcas mais conceituadas do mercado automotivo e principalmente com procedência...



"NÃO CONSIGO REDUZIR MAIS O VALOR"





" O preço médio desse veículo nos principais sites de comercialização é R$ 33.675,32" (dificilmente no estado em que a minha se encontra).





"NÃO ACEITO TROCAS,NEM IMÓVEIS, CARTAS DE CRÉDITO, ETC...POR FAVOR NÃO INSISTAM! "

Ford Focus Sedan 2.0 Glx Flex Aut. 4p

5.0
Média entre 1 opiniões

Excelente

Ótimo carro para estrada. Forte, ágil, confortável.
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Ano
2011
Quilômetros
65.000 km

Ford Focus Sedan 2.0 Glx Flex Aut. 4p

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65.000 km

Ford | Focus Sedan | 2011

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Bruno Vieira Consultoria

  1. Vermelho
  2. Laranja
  3. Amarelo
  4. Verde claro
  5. Verde

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